Localizado a 500 metros após o Parque do Caracol na estrada que leva ao Parque da Ferradura, o Parques da Serra possui uma área de 60 hectares numa região de grande potencial natural. O parque está localizado a 750 metros acima do nível do mar, na beira de uma escarpa que ladeia o Vale da Lageana. Ao fundo corre o Arroio Caracol, divisor dos municípios de Canela e Gramado, onde tem suas nascentes na parte urbana de Canela e deságua nas águas do Rio Caí em torno de cinco quilômetros do parque.

O Parques da Serra está inserido no Bioma da Mata Atlântica, formação da Floresta Ombrófila Mista, sendo também denominada Mata de Araucária. Com a diversidade florestal, a fauna também é significativa favorecendo a observação direta ou indireta (pegadas, refúgios, fezes) de muitos elementos importantes do ecossistema.

A maior atração do parque são os Bondinhos Aéreos. No percurso o visitante desfruta de belas paisagens chegando até a Estação Animal, parte mais elevada do empreendimento, onde estão as trilhas auto-interpretativas. Descendo novamente de bondinho chega-se a Estação Cascata, um cenário espetacular que tem como pano de fundo a Cascata do Caracol.

Galeria de Fotos